terça-feira, 21 de agosto de 2012

A demolição do prédio em ruínas mantido pela Companhia Nacional de Abastecimento

Do Jornal do Commercio

 / Clemilson Campos / JC Imagem

Clemilson Campos / JC Imagem

A demolição do prédio em ruínas mantido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Cais de Santa Rita, Centro do Recife, está mais perto de ser concretizada. O imóvel, agora, pertence ao Porto do Recife e a derrubada será executada pela empresa que arrendou armazéns desativados da zona portuária para reformar e implantar novos usos.

Infográfico

Ruínas com dias contados
De acordo com a presidente do Porto, Marta Kümmer, a empresa já fez o pedido de demolição à prefeitura e o assunto será discutido com o município, numa reunião, quinta-feira próxima. O custo da derrubada da edificação, de sete pavimentos, está previsto no arrendamento, informa Marta Kümmer.

Em março deste ano, o Porto deu um prazo de 15 dias para a Conab demolir o prédio. Como a ordem não foi cumprida, moveu uma ação na Justiça para obrigar a companhia a derrubar o imóvel, abandonado, sem uso e com rachaduras nas fachadas, pilares, vigas e lajes.

“O juiz mandou um perito avaliar o prédio, mas como temos urgência, porque há projeto para construção de um hotel no lugar, negociamos a compra com a Conab, em Brasília”, diz Marta Kümmer. Para efetivar o negócio, a Caixa Econômica Federal fez a avaliação do imóvel, em R$ 6,5 milhões.

Depois de um depósito correspondente a 10% do valor – cerca de R$ 600 mil – a Conab repassou o prédio para o Porto, que já é proprietário do terreno. “Agora temos a posse, também, da benfeitoria”, declara. Segundo ela, o depósito é como um voto de confiança, enquanto a Justiça não conclui a avaliação da ruína do edifício.

O prédio do Cais de Santa Rita funcionava como unidade frigorífica e administração da Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem) no Recife. Em 1990, houve a fusão da Cibrazem, Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal) e Companhia de Financiamento da Produção (CFP), dando origem à Conab, que herdou o imóvel.

A empresa que fará a demolição arrendou os galpões 9, 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, pátio 15 Norte, pátio 14 sul e o prédio desativado da Conab. Com a obra, serão revitalizados 38.186,03 metros quadrados de área, nos trechos mais antigos da cidade, do Bairro do Recife até o bairro de São José.

Um hotel e uma marina serão erguidos no pátio 15 Norte, armazém 15 e prédio da Conab, totalizando uma área de 10.745,17 metros quadrados. Os investidores propõem um hotel de longa estada com 200 unidades, padrão igual ou superior a três estrelas, restaurantes, lojas, bares, piscina, sala para reuniões e academia.

Os armazéns 12, 13 e 14, além do pátio do galpão 14, com uma área total de 11.553,58 metros quadrados, abrigarão o Festival Center, conjunto formado por restaurantes, bares, lojas, lugar para exposições e eventos fechados, atividades recreativas, sociais e culturais. O grupo vencedor da licitação é o Gerencial Brasitec Serviços Técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bem de família Brasileira