sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Apagão: governo ignora que é falta de investimentos



O governo não admite uma crise no sistema de distribuição de energia elétrica do país, embora a sucessão de apagões dos últimos meses aponte nessa direção de forma inequívoca. A posição oficial do governo por pouco não sugere a existência de sabotadores na operação do sistema. E varre para debaixo do tapete a falta de investimentos no setor elétrico. O discurso oficial é de que “houve falha humana” no blecaute que atingiu estados das regiões Nordeste e Norte na madrugada da última sexta-feira, a mais recente interrupção de grandes proporções.

Desde setembro, cinco apagões afetaram o país — um na subestação de Imperatriz (MA), outro na subestação de Itaipu (PR), dois no Distrito Federal e, o último, na linha Colinas-Imperatriz. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, pessoa da mais estrita confiança da presidente Dilma Rousseff, sustenta a versão. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, responsável pela execução dos projetos de expansão do setor elétrico, também.
No Brasil inteiro, o que não falta são os apaguinhos provocados por sobrecarga dos transformadores da rede de distribuição, a começar pelo Distrito Federal. Os parques eólicos do Nordeste, por exemplo, estão prontos e não funcionam porque não foram ligados à rede de distribuição.(Do blog de Luiz Carlos Azedo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bem de família Brasileira