segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Foram Achados materiais arqueológicos em obra da Compesa no Recife Antigo

copaModernizar o serviço de distribuição de água sem deixar de se preocupar com a integridade do patrimônio histórico é o objetivo da Compesa nas obras que estão em execução no Recife Antigo, no centro da capital pernambucana. Estão sendo implantados 8.600 metros de tubulações de água em substituição à rede antiga, garantindo melhoras no abastecimento e diminuindo as perdas provocadas por vazamentos. O investimento é de quase R$ 1 milhão.
 
As obras começaram em setembro e estão sendo acompanhadas por arqueólogos, conforme determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Até agora, já foram implantados 1.400 metros de novas tubulações. “Todo sítio histórico 
canadaexige o monitoramento arqueológico para receber uma obra. Aqui temos a oportunidade de mapear construções históricas em todo o bairro, contribuindo para termos um perfil completo da ocupação desta área desde o século 16”, destacou José Aylton de Mello, um dos arqueólogos coordenadores do acompanhamento.
 
Com o inventário das construções históricas, os técnicos da Compesa podem assentar as tubulações sem agredir o patrimônio tombado. Só nas imediações da Avenida Alfredo Lisboa, a equipe arqueológica encontrou três estruturas conhecidas como “linguetas”, que eram pequenas docas que eram usadas para embarque e desembarque de pessoas e mercadorias no Porto do Recife entre o século 18 e o início do século 20. “Decidimos instalar a rede de distribuição a uma menor profundidade, a fim de preservar essas linguetas”, acrescentou José Aylton.
 
caruaruNo percurso das escavações, que também passaram por trechos da Avenida Militar e Rua Bernardo Vieira de Melo, foram encontrados pedaços de artefatos como louças, azulejos, cerâmicas e objetos de uso pessoal datados entre os séculos 17 e 20. Todo esse material foi recolhido, catalogado e documentado em fotos.
 
O acervo será entregue, ao final da obra, ao Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas. Já o mapeamento das construções históricas no subsolo do Recife Antigo será publicado para servir de referência a futuros projetos de intervenção. “Esse projeto é de fundamental importância porque agrega valor ao serviço: a Compesa entrega aos recifenses mais água e também mais conhecimento sobre a história da cidade”, destacou o arqueólogo e coordenador Nuno Souza.
 
cancerA obra no Recife Antigo está inserida dentro do projeto de setorização e modernização da rede de distribuição de toda a capital. O investimento total é de quase R$ 400 milhões. Os trabalhos incluem substituição de tubulações antigas, a implantação de macromedidores, registros e válvulas e hidrômetros. O objetivo é permitir o efetivo controle da água distribuída nos bairros, que passarão a ser isolados, ficando independentes uns dos outros. O ajuste das pressões e da vazão da água distribuída permite uma melhora considerável no abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bem de família Brasileira