quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PSDB pede à Procuradoria da República que investigue o que a CPI preferiu não investigar


O PSDB protocolou na Procuradoria da República uma representação de 470 páginas. Endereçada ao procurador-geral Roberto Gurgel, a petição pede que o Ministério Público realize a investigação que a CPI do Cachoeira decidiu não fazer. A encrenca envolve repasses milionários feitos pela construtora Delta a empresas de fachada.
“A coisa é gravíssima, um escândalo monumental”, diz o líder do PSDB no Senado Alvaro Dias (PR). “Se o Ministério Público investigar, vai revelar a maior corrupção já registrada na história do país”. Além de Alvaro, assinam a peça o líder tucano na Câmara, Bruno Araújo (PE), e os representantes do partido na CPI.
Constam da representação os dados bancários das seis empresas de fachada que tiveram os sigilos quebrados pela comissão, todas vinculadas à quadrilha de Carlinhos Cachoeira e localizadas no Centro-Oeste. Segundo Alvaro, receberam da Delta notáveis R$ 421 milhões. O dinheiro teve origem no setor público –União, Estados e municípios. O grosso “veio do governo federal, principalmente do Dnit”, afirma o líder tucano.
De resto, o documento do PSDB informa à Procuradoria os nomes das empresas que, embora já identificadas, a CPI decidiu que não terão os sigilos bancário e fiscal quebrados. São 29 logomarcas. A maioria registrada no eixo Rio-São Paulo. Extratos da Delta e um relatório do Coaf (órgão que fiscaliza movimentações bancárias atípicas) indicam que também essas empresas receberam repasses malcheirosos da construtora.
“Não há dúvida quanto à natureza das transações. As empresas jamais produziram coisa nenhuma, não realizaram obras. São laranjas”, declara Alvaro Dias. “Estamos recorrendo ao Ministério Público porque os procuradores que estiveram na CPI, quando indagados se tinham investigado a Delta, disseram taxativamente que não investigaram. foram taxativos. Portanto, alguém precisa realizar esse trabalho.”
A apuração não será simples. Sabe-se que o dinheiro migrou de arcas públicas para a caixa registradora da Delta. Sabe-se também que, depois, foi transferido para a rede de  laranjas. A partir daí, adensa-se o mistério. Os milhões deixaram o sistema bancário por meio de saques feitos na boca do caixa. “Nesse ponto, o esquema é parecido com o mensalão”, compara Alvaro, dando asas à suspeita de que há políticos entre os beneficiários.
Álvaro Dias requereu à Mesa diretora do Senado a transcrição da íntegra da representação do PSDB nos anais do Senado. Ao fazê-lo, reproduziu os versos da canção ‘Vai Passar’, de Chico Buarque, que o procurador-geral Gurgel recitara ao ler suas alegações finais na abertura do julgamento do mensalão, em agosto: “Dormia nossa Pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bem de família Brasileira