quinta-feira, 25 de julho de 2013



Em nota, Polícia Federal diz que não há provas sobre envolvimento de PE no escândalo da Ideia Digital

POSTADO ÀS 14:01 EM 25 DE JULHO DE 2013
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Após um mal-estar entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o superintendente da Polícia Federal de Pernambuco, Marcello Diniz Cordeiro, em torno da Operação Logoff, que apontou superfaturamento convênios celebrados entre a empresa Ideia Digital e as administrações do PSB em Pernambuco e na Paraíba, a PF divulgou uma nota nessa quarta-feira (24) na qual diz que "não ficou comprovada durante as investigações qualquer participação ou envolvimento de agentes públicos/políticos ou fraude em contrato com órgão público no estado de Pernambuco".
PF rebate Eduardo e nega motivação política no caso Ideia Digital

Ninguém é inocente para achar que não tem interesse político, diz Eduardo Campos sobre denúncias

O imbróglio começou com uma reportagem divulgada no jornal Folha de S.Paulo com informações de que a Polícia Federal pediu ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abertura de investigação sobre contratos da empresa.

Eduardo Campos, que é pré-candidato a presidente, apontou motivação política na investigação, afirmação rechaçada pelo Marcello Diniz Cordeiro, em entrevista ao Jornal do Commercio.

POSTADO ÀS 13:46 EM 25 DE JULHO DE 2013
O ex-vereador do Recife, Gilberto Luna, faleceu aos 78 anos nesta quinta-feira (25),  às 11h45, no Hospital Esperança, onde estava internado desde o dia 4. Segundo o boletim divulgado pela unidade de saúde, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. O horário do velório, que será realizado  na Câmara Municipal do Recife, ainda não foi divulgado.

Gilberto Luna nasceu no dia 4 de fevereiro de 1935, na cidade de Belo Jardim, Agreste do Estado. Exerceu seis mandatos  como vereador da capital pernambucana a partir de 1982 e teve atuação sindical junto aos taxistas. Durante mais de 30 anos exerceu funções no Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, atualmente era vice-presidente da instituição. Ele era casado e teve cinco filhos, um dos quais é o vereador do Recife, Aerto Luna (PRP).

"Lamentamos o ocorrido. O Recife perde um grande homem de muita representatividade e dedicação à causa dos motoristas. Inclusive a sua partida, se dá no Dia de São Cristóvão, padroeiro destes profissionais", ressaltou o presidente da Câmara, Vicente André Gomes (PSB).

CTTU diz que removeu pintura `torta` no meio-fio da Rua da Hora

POSTADO ÀS 13:03 EM 25 DE JULHO DE 2013
Foto: Mariana Dantas

Em nota enviada ao Blog de Jamildo, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que removeu na noite dessa quarta-feira (24) a pintura irregular feita no meio-fio rebaixado da Rua da Hora, no Espinheiro.
13
Foto: José Cruz/ABr
Boletim Médico
25/07/13
11h15
 
O senhor José Genoino permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O paciente encontra-se estável, recuperando-se de procedimento cirúrgico para correção de dissecção de aorta realizado na noite de ontem (24/07/13).
 
O paciente está sendo atendido pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho e Fábio Jatene
Foto: BlogImagem
Em 2037, Recife será a primeira capital do país a completar 500 anos. É pra aproveitar o simbolismo desta data que a Prefeitura do Recife está construindo o programa "Recife 500 anos"; a elaboração de um projeto de médio e longo prazo para a cidade. A proposta de construção do Plano foi apresentado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) na manhã desta quinta-feira (25). O projeto deve prever o modelo de desenvolvimento da cidade até 2037.

O "Recife 500" deverá estar pronto dentro de 12 meses e será elaborado em quatro etapas: Mobilização e Articulação; Definição dos Objetivos e Metas; Desenvolvimento da Carteira de Projetos Estratégicos e do Plano de Investimento; e a Consolidação do Plano com a elaboração dos Cadernos Técnicos. Cada uma dessas etapas deve levar três meses para ficar pronta, com prazo final em junho de 2014. O projeto, porém, não será definitivo. A ideia é que ele seja atualizado permanentemente.
O programa é dividido em cinco eixos de atuação: Inclusão e Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Econômico; Reforma do Espaço Urbano e Mobilidade; Sustentabilidade Ambiental; e Melhora dos Serviços Públicos Municipais. De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, o projeto precisa ser uma "mobilização de todas as forças sociais" para "repensar o Recife".
Para cada um desses eixos será criada uma câmara temática que, junto a um comitê técnico, ficará responsável por discutir e elaborar os projetos. Para incluir a sociedade, a prefeitura também prepara uma série de encontros nas seis regiões administrativas do Recife. Quando necessário, os projetos também serão discutidos em audiências públicas.
Para compor o comitê técnico, o prefeito prometeu que vai convocar especialistas do Brasil e do exterior. Como vem fazendo desde o anúncio das mudanças no Orçamento Participativo, o prefeito ressaltou ainda a participação popular no processo. "Só a cidade vai ser capaz de reinventar a cidade", disse.
Ele também disse que o projeto irá dialogar com o "Pernambuco 2035", uma proposta parecida que vem sendo posta em prática pelo governo do Estado. Na administração estadual, o projeto está sendo desenvolvido por um pool de consultorias, através de uma parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), uma entidade sem fins não lucrativos.
Geraldo defendeu o Plano do Recife dizendo que é preciso reverter uma lógica da administração do Recife de não pensar no futuro, inclusive além de uma gestão. Por outro lado, o prefeito disse que não é possível descuidar do dia-a-dia da cidade, o "dever de casa".
Projeto Novo Recife

Em entrevista à imprensa, Geraldo Julio negou que o projeto de reordenamento urbano Novo Recife esteja parado. Aprovado no finalzinho de 2012, o polêmico projeto de recuperação de áreas degradas da cidade ainda não foi posto na rua durante os quase sete meses da gestão socialista na PCR.

O prefeito justificou a demora em implementá-lo pelos quatro meses em que o projeto esteve sendo discutido na Justiça. "Faz um mês e pouco, apenas, que a Justiça liberou. [Agora] a gente está fazendo as análises em cima do que a Justiça liberou para poder se posicionar", explicou.
Cidade Viva

O projeto "Recife 500 Anos" é o tema do Cidade Viva de julho, que será transmitido nesta quinta pelo Portal NE10. O secretário Antônio Alexandre é o convidado do programa para detalhar o projeto. Também participam os jornalistas Cláudia Parente e Fernando Castilho, colunistas do Jornal do Commercio.

Leia também:Projeto "Recife 500 anos" será debatido no Cidade Viva desta quinta-feira

Se a gente não rir, amigo, adoece

POSTADO ÀS 10:25 EM 25 DE JULHO DE 2013

Pernambuco está de luto, diz Humberto sobre Dominguinhos

POSTADO ÀS 10:10 EM 25 DE JULHO DE 2013
O senador Humberto Costa (PT) foi mais um político pernambucano a lamentar a morte do cantor e compositor Dominguinhos. O senador divulgou uma nota à imprensa na noite dessa quarta-feira (24) em que considera esta "uma grande perda para a cultura do Nordeste e do Brasil".

"Dominguinhos sempre levou consigo e ajudou a difundir um pouco de nossa história em todo o País", afirmou. "Pernambuco está triste e de luto neste momento", disse ainda.

POSTADO ÀS 10:00 EM 25 DE JULHO DE 2013
O 3º mutirão tributário de Jaboatão dos Guararapes, que acontece desde a última segunda-feira (22/07) na Faculdade Guararapes (FG), em Piedade, tem atraído um grande número de pessoas. Até esta quarta-feira (24), 393 contribuintes já passaram pelo local para buscarem a regularização de seus tributos com o Governo Municipal, tais como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Tributos de Qualquer Natureza (ISS).

De acordo com o secretário executivo da Fazenda do município, Eromir Moura, nos três primeiros dias de evento foram negociados R$ 3 milhões e 700 mil, sendo R$ 420 mil em pagamentos à vista. “Só hoje tivemos uma movimentação muito grande, com mais de 200 pessoas comparecendo ao mutirão”, revelou Eromir, acrescentando que são muitas as condições vantajosas para o contribuinte, a exemplo dos descontos de 100% nos juros de mora e multa para quem estiver com pendência no IPTU de anos anteriores.

Uma estrutura composta por 10 salas e 30 conciliadores jurídicos auxiliam no atendimento ao público. “Tomei conhecimento do evento através das redes sociais e resolvi aproveitar para ficar em dia com o município. As condições estão muito favoráveis e o atendimento bastante rápido”, afirmou o engenheiro agrônomo Roberto Maciel, que reside no bairro de Piedade.

Do Jornal do Commercio desta quinta-feira (25).

As transformações sociais e econômicas pelas quais o Nordeste vem passando serão definitivas para o futuro da região. Por isso, elas serão a base das reflexões e debates do Fórum Nordeste 2030 - Perspectivas para o Desenvolvimento do Nordeste, que será realizado no dia 14 de agosto, no Recife. Exclusivo para lideranças e estudiosos convidados, o encontro visa levantar discussões e propostas de soluções para que a população e as empresas que vivem na região não sejam “atropeladas” pelo ritmo acelerado das mudanças.

Realizado pela primeira vez no Nordeste, o evento congregará cerca de 150 pessoas durante todo o dia. O coordenador-geral de Estudos e Pesquisas de Desenvolvimento da Sudene, Adonis Oliveira, explica que é fundamental que as lideranças da região posicionem-se agora para que o Nordeste absorva os impactos positivos e negativos da melhor forma possível.

Ele esclarece que uma das metas que norteiam o esforço de análise das ameaças e oportunidades para o Nordeste nos próximos 17 anos é a renda per capita: atualmente, o valor nordestino é menos da metade da média nacional. “Queremos que os debates levem a um conjunto de ações que mudem essa realidade. E um dos principais objetivos é que a renda per capita do Nordeste chegue a pelo menos 70% da nacional”.

Entre a programação, estão confirmados nomes como o do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba (PR) premiado por suas ações na área de mobilidade urbana. As questões de maior impacto estrutural também estão na pauta, representadas em palestras como “Financiamento do Desenvolvimento e Regionalização dos Programas Nacionais” e “Visão do Banco Mundial 2030”.

Adonis acrescenta que haverá desdobramentos do evento em mais dois encontros, que serão realizados até o fim do ano em Teresina (MA) e outra cidade a ser definida. O Fórum Nordeste 2030 é fruto de uma parceria entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae) e Instituto Nacional de Administração para o Desenvolvimento (Inad).
Postado por Paulo Veras | Notícias | 0 Comentários | permalink imprimir | enviar
DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE TWITTER ORKUT

Período extra de estudantes no SUS pode virar residência médica

POSTADO ÀS 09:34 EM 25 DE JULHO DE 2013
Foto: Antônio BRASÍLIA – Bombardeado com críticas sobre o programa Mais Médicos, o governo já admite rever sua decisão de ampliar o curso de medicina com os dois anos extras de serviços prestados no SUS (Sistema Único de Saúde). Uma das propostas foi transformá-los em residência. Lançado há 16 dias pela presidente Dilma Rousseff via medida provisória, o Mais Médicos tem dois eixos: fixar médicos brasileiros e estrangeiros em regiões carentes desses profissionais, e ampliar o curso de medicina com dois anos de trabalho na rede pública de saúde.

A proposta conquistou a resistência de médicos, parlamentares e faculdades de medicina públicas e privadas. Após reunião com o Conselho Nacional de Educação (CNE), os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Aloizio Mercadante (Educação) falaram sobre soluções alternativas que serão estudadas.

“Você teria dois anos adicionais, obrigatoriamente para todos os estudantes de medicina, como residência médica e iniciaria seu desenvolvimento - porque algumas têm mais de dois anos - no âmbito do SUS. Em vez de serem dois anos a mais de graduação, a recomendação da comissão de especialistas do MEC é que fossem dois anos de residência médica”, disse Mercadante.

Segundo o ministro, a ideia dos especialistas é manter a graduação com os seis anos atuais e tornar obrigatório o início da residência médica - na área de especialidade escolhida pelo formado - logo após a conclusão dos seis anos de graduação. Hoje não há vagas de residência para todos os formados, e a residência médica é optativa.

Outra possibilidade é ampliar o contato do aluno de medicina com a rede básica de saúde do SUS ainda nos primeiros seis anos de graduação. “As escolas médicas já nos apresentaram propostas de mudança dentro dos seis anos do curso de medicina, ampliar o internato (última fase da graduação atual de medicina). A USP, por exemplo, está com um processo para ampliar para 3 anos seu internato”, disse Padilha.

Leia mais no Jornal do Commercio desta quinta.

Os crimes teriam sido cometidos em 2005 e, um ano depois, Jajá chegou a ser preso pelo crime de contrabando. Por causa das acusações, o vereador estava em liberdade provisória. Agora, ele foi preso por ter comprado, ano passado, um carro que teria sido clonado. O advogado dele, José Américo Monteiro, entrou com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Partido
Ontem, a direção estadual do PPS informou ter decidido enviar a Caruaru os dirigentes Manoel Carlos e Fabiano Santos, para colher informações “in loco” e dar assistência ao vereador Jajá.

Em nota enviada á imprensa, assinada pela presidente Débora Albuquerque, o partido lembra que o vereador alega estar sendo vítima de perseguição política, por sua postura de oposição firme ao governo municipal, além de sofrer discriminação por ser o primeiro homossexual assumido a conquistar uma vaga na Câmara de Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bem de família Brasileira