quinta-feira, 25 de julho de 2013

LUTO Música e homenagens marcam velório de Dominguinhos

Músicos tocaram em volta do caixão de Dominguinhos / Foto: Clemilson Campos / JC Imagem

Músicos tocaram em volta do caixão de Dominguinhos

Foto: Clemilson Campos / JC Imagem

O velório de Dominguinhos foi marcado por diversas homenagens na manhã desta quinta-feira (25) no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na área central do Recife. Fãs, amigos e familiares utilizaram a cerimônia para dar um último adeus ao sanfoneiro e reverenciar a sua obra.

Mesmo antes do início da cerimônia, as canções de Dominguinhos já eram entoadas pelos fãs que faziam fila do lado de fora da Alepe para chegar perto do caixão do músico. Artistas como Alcymar Monteiro também chegaram cedo e se juntaram à cantoria. Mais tarde, realizaram uma nova homenagem ao músico. Dessa vez, no interior do plenário.
Os sanfoneiros Cezzinha e Waldonys puxaram músicas do mestre e foram acompanhados pelos cantores Cristina Amaral, Alcymar Monteiro e Israel Filho. A filha de Dominguinhos e artista Liv Moraes também entoou as canções do pai. Juntos, os músicos cantaram Eu só Quero um Xodó e Amizade Sincera.
Ao fim da homenagem, Waldonys revelou que a música Amizade Sincera é a que melhor expressa seu relacionamento com Dominguinhos. "É uma relação maior que a música. Mais que um ídolo, ele era um grande amigo e quase um pai para mim. Conheci Dominguinhos aos 11 anos e ele ajudou muito na minha carreira. Foi ele que me apresentou a Luiz Gonzaga", conta o sanfoneiro.
Por volta das 11h, as músicas de Dominguinhos voltaram a ocupar o plenário da Alepe. Dessa vez, Cristina Amaral puxou a canção De Volta para o meu Aconchego. Ela foi acompanhada por dois padres, que acabaram dando início a uma missa. O local está repleto de fãs, amigos e familiares. Durante a cerimônia, artistas como Nando Cordel, Cezzinha, Cristina Amaral e Alcymar Monteiro comentaram a perda do sanfoneiro.
O governador Eduardo Campos também lamentou a morte de Dominguinhos durante a missa, mas ressaltou que ele sempre estará vivo na música. "Artistas têm a capacidade de viver além da vida. Dominguinhos era um grande artista que deixou sua marca. Dificilmente teremos outro artista tão importante e com uma maneira tão simples. Ele foi além de Luiz Gonzaga, porque atravessou tempos sociais e culturais muito distintos", afirmou.
Muitas personalidades públicas também enviaram coroas de flores para homenagear o músico. Há flores em nome do governador Eduardo Campos e família, do deputado João Paulo, do Governo do Estado, da Câmara Municipal, do compositor Renato Teixeira, do cantor Djavan, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do bispo Marcelo Crivella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bem de família Brasileira