quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Várzea Alegre-CE: Rompimento de açude causou destruição e prejuízos na zona rural

Chuvas arrombam açude do Sítio Chico (Foto: Divulgação)
As intensas e contínuas chuvas que caem sobre a região do Cariri já começam a acarretar os primeiros prejuízos para algumas comunidades rurais. Na manhã desta quarta-feira (12) o rompimento da parede do açude que transpõe o Sítio Chico, na zona rural de Várzea Alegre, trouxe temor a parte dos agricultores.

Uma das estradas vicinais que davam acesso à comunidade foi destruída e a força da correnteza levou consigo vários equipamentos de irrigação. Segundo o Secretário de Agricultura do município, André Fiúza, “o reservatório era responsável pelo abastecimento do lençol freático que levava água aos poços dos moradores da localidade”.

"Ao longo de toda a seca, esse açude abastecia todos os poços da região. Agora com seu rompimento, fica muito ruim para as comunidades", lamentou. Os moradores da localidade estão retirando os animais que ali eram criados para abrandar os prejuízos, revelou o secretario.

Em apenas dez dias, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) já somou quase 500 milímetros somente em Várzea Alegre, 41 deles foram registrados entre 19h de ontem e 7h desta quinta-feira (13). O órgão prever mais chuvas ao longo dos próximos três dias, em virtude da “proximidade do sistema atmosférico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN do Nordeste brasileiro e de áreas de instabilidade atmosférica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bem de família Brasileira