quarta-feira, 23 de julho de 2014

Morre no Recife, aos 87 anos, o escritor Ariano Suassuna Ele sofreu um AVC na noite de segunda-feira e passou por cirurgia. Nascido na Paraíba, ele vivia no Recife desde 1942.

O corpo do poeta e escritor Ariano Suassuna, que morreu em decorrência de uma parada cardíaca no fim da tarde desta quarta-feira, será velado no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado, na área central do Recife. A partir das 23h, o prédio estará aberto à visitação do público. Uma hora antes, haverá uma cerimônia reservada à família. O sepultamento será no Cemitério Morada da Paz amanhã, a partir das 16h.

O Governo do Estado decretou luto oficial por três dias. No Real Hospital Português, onde o escritor estava internado desde a última segunda-feira, o governador João Lyra Neto disse que estava muito emocionado, mas que ficava tranquilo porque sabia que ele foi em paz. "Eu me sinto um privilegiado por ter convivido durante muito tempo com Ariano e tê-lo conhecido como figura intelectual e figura humana. Ariano contribuiu politicamente, era presidente emérito do PSB e isso contribuiu de forma grandiosa para o partido."

O ex-governador Eduardo Campos cancelou a agenda de campanha ontem e veio ao Recife visitar o dramaturgo. Visivelmente emocionado, Eduardo disse que o Brasil perdeu o maior expoente da cultura brasileira. "Eu tinha ele como amigo, conselheiro, referência, um exemplo de dignidade. Aprendi com Ariano a ter amor pelo povo porque Ariano tinha amor pelo povo. Aprendi com Ariano a ter fé no Brasil. Ele foi um exemplo de respeito à cultura, um exemplo de humanidade, um professor na arte e na vida. De forma pessoal, tinha ele como tio, avô, pai, amigo. Vai deixar uma lacuna grande, irreparável." Nesta quarta-feira, Eduardo foi ao hospital para se despedir dele. Contou que o que fez foi agradecer por tudo, pelo que fez por ele, por todos nós. "A vida de Ariano foi tão bonita quanto as suas obras", concluiu.
O prefeito Geraldo Julio se pronunciou em nota e também decretou luto oficial de três dias na cidade. "Ariano foi além das palavras. Será, para sempre, um mestre que nos deixa lições de vida, uma aula repleta de bons exemplos, dignidade e respeito ao próximo. Mais que talento único, tinha uma genialidade criativa generosamente colocada à disposição da humanidade. Sua identidade com a nossa cidade, que o acolheu e que ele adotou, criou uma relação eternizada em sentimentos e na sua arte, engajada, que encanta e ensina", declarou.
HOMENAGEM - O Teatro Arraial, localizado no Bairro da Boa Vista, área central do Recife, receberá o nome de Ariano Suassuna. A informação foi repassada pelo secretário Estadual de Cultura de Pernambuco, Marcelo Canuto, em Garanhuns. “O Brasil perdeu o maior defensor de sua cultura popular. Mais que um criador de um movimento cultural, que batizou de Armorial, Ariano foi a própria síntese do que a gente chama de Cultura Brasileira, em suas mais diversas expressões: a música, o teatro, a literatura, as artes visuais, o cinema, o artesanato e arquitetura.
O seu comprometimento com a cultura genuinamente brasileira marcou sua obra e suas aulas em defesa de uma produção rica em símbolos e conceitos criados a partir das matrizes de formação do povo brasileiro", afirmou o secretário em nota.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bem de família Brasileira