segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Chapada do Araripe Brejo Feituria Bodoco-PE (Ronaldo Araújo)


A Chapada do Araripe  é considerada um oásis, no seu subsolo, situado entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, apresentando um extenso reservatório de água. As espécies de vegetação que vivem próxima da Chapada do Araripe são abundantes.


Entre a flora podemos destacar os visgueiros, a faveira e o pequi. As extensas regiões ao redor da chapada, estão num local considerado semi-árido, abaixo dos 400 metros de altitude, apresentando vegetação típica da caatinga.

Dentre as espécies da caatinga, são encontradas o mandacaru, a cabeça-de-frade e a famosa unha-de-gato. Num passado distante, esta região era submersa, a Bacia do Araripe começou a se formar durante a fragmentação do continente Gondwana momento em que a América do Sul e a África estavam se separando.

A separação entre os continentes iniciou há 133 milhões de anos no eixo sul, formando o oceano Atlântico. A medida em que a separação entre a América do Sul e da África ocorria, surgiam várias fraturas entre os continentes.

Formou-se um conjunto de camadas conhecida como formação Santana, subdividida em três membros: Carto, Ipubi e Romualdo. O Crato é formado por calcários laminados, com rochas ricas em fósseis de insetos e peixes. O membro Ipubi apresenta extensos depósitos de sais, incluindo o gesso. O membro Romualdo apresenta nódulos, possui grandes unidades fossilífera em milhares de nódulos que contém restos de peixes e plantas.

A Chapada do Araripe é um extenso planalto com 160 km de comprimento em seu eixo principal (leste-oeste) e cerca de 50 km de largura na direção norte-sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bem de família Brasileira