quarta-feira, 12 de março de 2014

Prazo de revisão biométrica é ampliado para dia 31 deste mês

Foto: Clemilson Campos/acervo JC Imagem
Foto: Clemilson Campos/acervo JC Imagem
No Recife, existem aproximadamente 1.150.000 pessoas aptas a votar. Deste total, 150 mil ainda não realizaram a revisão biométrica. Então, na tentativa de abarcar a quantidade de eleitores em falta, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ampliou o prazo para o cadastramento. Inicialmente, o processo seria encerrado na próxima semana, no dia 22, mas na última sexta-feira (7) o presidente do TRE prorrogou para 31 de março, data estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral para todos os Estados concluírem o cadastramento.
Para a coordenadora da biometria em Pernambuco, Raquel Salazar, o maior desafio é conseguir o comprometimento do eleitor em comparecer a um dos 11 postos de recadastramento.
Imaginou-se que após o Carnaval a procura seria mais intensa, mas os números contrariaram a teoria. Na primeira semana de março, entre os dias 3 e 8, apenas 9.264 fizeram a revisão. No fim de fevereiro foram 23.466 eleitores, o que corresponde a uma queda de 61%.
A coordenadora defende que o TRE montou uma estratégia capaz de receber a demanda. “Estamos dando todas as condições ao eleitor. Mas no último sábado, por exemplo, 240 pessoas agendaram, mas só 212 compareceram a uma unidade”, exemplificou. No fim de fevereiro, sobraram 30 mil vagas.
“Sabemos que não vamos atingir 100% dos eleitores, porque muita gente não mora mais no Recife ou já faleceu. Provavelmente 100 mil pessoas deixaram a cidade e não mudaram o domicílio eleitoral”, explicou. A última revisão eleitoral na cidade foi feita em 1986.
Das 35 cidades do Estado que fizeram atendimento biométrico, 12 já concluíram o cadastramento. Também é possível agendar através do site www.tre-pe.jus.br.
PUNIÇÕES - Ao eleitor que não comparecer ao recadastramento será dada uma última chance para se regularizar. De acordo com Raquel Salazar, ele terá o título cancelado e deve procurar um cartório para regulamentar o documento. Caso contrário, está sujeito a penalidades legais.
Entre elas, ter o título cancelado, ficar impossibilitado de assumir emprego público, efetuar matrículas em instituições de ensino superior, participar de concurso público, regularizar CPF e renovar passaporte.
POSTOS - Os postos de atendimento estão localizados nos seguintes locais: Prefeitura do Recife, Fórum Joana Bezerra, Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Câmara de Vereadores do Recife, TRE-PE na Avenida Rui Barbosa, Expresso
Cidadão do Shopping RioMar, Cartório de Areias, Cartório do Arruda, no Fundão, Juizados Especiais da Imbiribeira, QG do TRE na Caxangá (Rua dos Camarões) e Central de Atendimento ao Eleitor da capital, na Praça das Cinco Pontas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bem de família Brasileira